sexta-feira, 22 de maio de 2009

O cerrado pede socorro


Fui levada a escrever sobre o cerrado por considerá-lo de extrema importância para a vida das pessoas, animais e plantas. Apesar de seu enorme valor para a humanidade, o cerrado está sendo ameaçado pelo desmatamento acelerado nas últimas décadas para a produção agrícola e pecuária.
Fico triste de pensar que a sua riqueza em biodiversidade está sendo substituída nos últimos anos por extensas plantações de soja, algodão, cana, causando o fim das paisagens naturais. E com isso, quem irá sofrer as consequências serão as futuras gerações que não terão mais essa herança ecológica.
Como se não bastasse tamanha destruição e descaso, o cerrado não é considerado um patrimônio nacional. Um esquecimento que o deixa vulnerável para ações criminosas de desmatamento e ações incentivadas pelos próprios governos, com o incentivo às monoculturas. E as consequências disso são bem conhecidas: degradação, flora e animais extintos, poluição das águas com agrotóxicos, assoreamento dos rios e nascentes.
O Brasil precisa acordar e se conscientizar que este segundo maior bioma do país, sendo abrigo de nascentes de grandes rios brasileiros, precisa ser protegido por lei e pelas pessoas, pois a responsabilidade do meio ambiente não é só governamental, mas de cada um enquanto indivíduo beneficiado pelo que a natureza oferece.
Thais Raianny
8º/9º - Correção de fluxo
C.E.B.B.S.
Profª Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário